Curso Arrais Amador

Próximo Curso: N/A 
Local: Rio de Janeiro – RJ

Informações Curso Arrais Amador

O Curso de Arrais Amador é a primeira etapa para quem procura a habilitação para conduzir embarcações, tanto de recreio quanto de esporte. O curso permite a navegação dentro dos limites interiores em: lagos, rios, baías, lagoas, enseadas, entre outros. O programa tem como público aqueles que desejam obter a Carteira de Habilitação de Amador (CHA-ARA). Além disso, os estudos e práticas também abrangem a temática prevista no Exame da Marinha.

Plano de treinamento para Arrais Amador

1. Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo. 2. Sistema de balizamento marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos 3. Manobra de embarcação: atracar, desatracar, pegar a bóia, manobra em espaço limitado com emprego de um e dois hélices, identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos. 4. Conhecimento gerais de:    a) Combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores    b) Noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas.    c) regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto Nº 2596/98) e NORMAN-03/DPC.    d) Noções de comunicações da navegação interior: equipamentos, procedimentos, frequência de socorro, chamada e trânsito.    e) Noções de sobrevivência no mar.    f) A prova teórica consiste de 40 questões, sendo aprovado o candidato que atingir 50%. Após a aprovação, caso tenha idade IGUAL ou MENOR que 65 anos, receberá a carteira de habilitação com validade por 10 anos e 5 Anos para os com idade IGUAL ou SUPERIOR à 65 anos.

O Curso de Arrais Amador tem como objetivo a capacitação de alunos para que possam conduzir tanto Motos Aquáticas quanto Jet-Skis. A habilitação contempla as embarcações de recreio e aquelas voltadas para esportes.
O estudante que deseja acessar o preparatório para Motonauta deve ser maior de 18 anos. A importância dessa distinção é para que o curso possa ocorrer conforme as normas legais.

Treinamento Prático – 06 Horas (Requisito para inscrição)

Envolvendo os seguintes tópicos: 1. Manobras de embarcações 2. Comunicações 3. Segurança 4. Sobrevivência pessoal

Inscrição