1916-2016: 100 anos de História da Aviação Naval

hqdefault
No dia 23 de agosto, a Aviação Naval completou 100 anos. Comemorando esta data especial, o Centro de Comunicação Social da Marinha – CCSM produziu o filme
“LUZ VERDE NO CONVOO” que conta os principais marcos de uma rica história que começou no ano de 1916 com a criação da Escola de Aviação Naval no Rio de Janeiro, iniciativa do então  Ministro da Marinha Almirante Alexandrino Faria de Alencar. O pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil, em prol da segurança e do desenvolvimento nacional, contribuiu para o desbravamento das rotas aéreas sendo a experiência, precursora do atual Correio Aéreo Nacional. As aeronaves estiveram também em operações de patrulha em defesa do nosso litoral e áreas fronteiriças.

O lançamento do filme ocorreu no Cine-Teatro do Clube Naval Piraquê-RJ no dia 27 de outubro último, às 20:00 horas. Estiveram presentes várias autoridades. Entre elas o Diretor do Centro de Comunicação Social de Marinha CA Flávio Augusto Viana Rocha, o Comandante de Operações Navais AE Sergio Roberto Fernandes dos Santos, o Diretor de Aeronáutica da MB VA Carlos Frederico Carneiro Primo, o ex-Comandante da Escola Naval VA Marcelo Francisco Campos, o  Diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha VA José Carlos Mathias e, o AE Mauro Cesar Rodrigues Pereira.

Na linha do tempo, em suas idas e vindas, aprendemos que o governo de Getúlio Vargas extinguiu tanto a Aviação Naval como a do Exército, criando a Força Aérea independente. Porém, em 1952 ressurge a Aviação Naval em sua segunda fase, com a recriação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Posteriormente em 1965 no governo do Mal. Castelo Branco, por força de Decreto Presidencial, a Marinha ficou restrita às aeronaves de asa rotativa, os helicópteros. Finalmente, como é narrado no filme, o AE Mauro Cesar Rodrigues Pereira então Ministro da Marinha (1995-1999), foi responsável pelo retorno dos aviões de “asas fixas” a força Aéreo Naval, decisão homologada pelo Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998.

O filme mostra também de forma comovente o envolvimento e comprometimento de cada integrante da Família Naval com os objetivos maiores do Estado Brasileiro, manifestado por um elevado grau de motivação, responsável pelos inestimáveis resultados alcançados neste seculo de história.

Acompanhe o filme completo na seção vídeos clicando aqui.