Vídeos do Rumar

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais fez uma apresentação surpresa ao público que passava pelo centro comercial New  York City Center – Barra Shopping, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro-RJ, na tarde do dia 27 de maio de 2019.

FILME: Obras do IV Panamericano no YCSA 1962-1963

O filme gravado entre os anos de 1962 e 1963, registra praticamente um ano de obras preparativas para o Yacht Club Santo Amaro – YCSA sediar as provas de vela do IV Jogos Pan-americanos de 1963. Seria o maior evento esportivo já realizado na cidade de São Paulo.

História do Iatismo no Rio de Janeiro. A arte que se tornou esporte.

O filme conta os primórdios do esporte da vela no Rio de Janeiro e tece as suas considerações, nos informando:

Reinaldo Conrad: a origem do iatismo vencedor

É interessante ressaltar que a vela brasileira, foi a modalidade olímpica com o maior número de medalhas, até os Jogos de 2012 em Londres quando perdeu a hegemonia. Hoje, com um total de 18 medalhas (7 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze), ocupa no ranking das medalhas olímpicas brasileiras, a terceira posição, atrás do vôlei com 23 e do judô com 22.

As perigosas “ondas camelos” na Ilha da Trindade

A Ilha da Trindade foi descoberta em 1501, pelo navegador português João da Nova e batizada por Estevão da Gama um ano depois, com o nome que conserva até hoje, em homenagem à Santíssima Trindade, em função das três elevações mais conspícuas, que se avistam à distância. O ponto mais alto é o pico São Bonifácio, com cerca de 625 metros de altura.

Drake: O mar mais perigoso do mundo

A passagem de Drake, anteriormente denominada estreito de Drake, situa-se entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártica, com cerca de 650 km de extensão, ligando os dois continentes e, os oceanos Atlântico e Pacífico. É um dos mares com as condições marítimas mais extremas do mundo, ondas de até 10 metros, ventos fortes e gelados, frequentes tempestades violentas e, uma correnteza muitas vezes superior a do rio Amazonas. Ao longo de centenas de anos, permanece o mar mais temido dos navegadores.

Amazônia azul no Jornal Nacional

16 de novembro foi o dia nacional da Amazônia Azul, a data foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, em 16 de novembro de 1994.

Trindade a Primeira Fronteira

O filme aborda a expedição realizada em junho deste ano, capitaneada por Marcelo Szpílman, Diretor presidente do Aquário Marinho do Rio às ilhas oceânicas que formam a nossa “Primeira Fronteira”, com o objetivo de trazer algumas espécies de peixes da região, para exposição no AquaRio.

Teaser Antartica por um Ano

Antártica por um ano é um documentário de longa-metragem sobre a experiência de um grupo de brasileiros que permaneceu por um ano ininterrupto na Estação Antártica Comandante Ferra (EACF), integrando o projeto antártico brasileiro vinculado à Marinha do Brasil. É única a experiência desses homens e mulheres que enfrentam, longe de suas famílias, o longo e duro inverno antártico, em que as temperaturas na Ilha Rei George podem chegar abaixo de -25ºC e os ventos a mais de 100 km/h.

Velas LatinoAmerica

O Brasil recebeu entre os dias 25 de março e 1º de abril deste ano, no Porto do Rio de Janeiro, a etapa brasileira do evento “Velas Latinoamérica 2018”. O evento reuniu seis Navios Veleiros estrangeiros e o Navio Veleiro “Cisne Branco”, que ficaram atracados no Cais do Píer Mauá. Durante este período, os navios ficaram abertos à visitação gratuita do público.

Amazônia Azul
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar estabelece que é um direito exclusivo do país costeiro a exploração dos recursos naturais, vivos ou não vivos, existentes no leito do mar, em suas águas sobrejacentes e no seu subsolo, numa faixa marítima de 370 Km (200 milhas náuticas) de largura, chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
A Alma de Um Marinheiro

Entenda a alma de um marinheiro. Neste vídeo, o Comandante Parreira Fontes conta como se sente ao servir à pátria por meio da Marinha do Brasil.

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais
1 of 12
FILME: Obras do IV Panamericano no YCSA 1962-1963
2 of 12
História do Iatismo no Rio de Janeiro. A arte que se tornou esporte.
3 of 12
Reinaldo Conrad: a origem do iatismo vencedor
4 of 12
As perigosas “ondas camelos” na Ilha da Trindade
5 of 12
Drake: O mar mais perigoso do mundo
6 of 12
Amazônia azul no Jornal Nacional
7 of 12
Trindade a Primeira Fronteira
8 of 12
Teaser Antartica por um Ano
9 of 12
Velas LatinoAmerica
10 of 12
Amazônia Azul
11 of 12
A Alma de Um Marinheiro
12 of 12