A Solidariedade

O mar é uma imensidão que cobre mais de 70% da superfície do nosso planeta. O oceano é o regente do clima e o regulador térmico da Terra.
A maior parte da população mundial vive em zonas costeiras e há uma tendência permanente para o aumento da concentração demográfica nessas regiões.


Com o aumento da população mundial, as reservas tradicionais de recursos terrestres tendem a tornar-se críticas. O mar é o reservatório final das substâncias dissolvidas e como a terra gradualmente vai-se exaurindo delas, mais premente é a nossa necessidade de aprender a usufruir deste reservatório.

As plantas aquáticas e algas são mais eficientes na utilização da radiação solar do que as plantas terrestres (1).

Neste sentido, é oportuno lembrar o enunciado de Antoine Laurent de Lavoisier, fazem 227 anos: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (2). E agora a boa notícia, muitas vezes adormecida nos dias atuais: as permanentestransformações de tudo”, conduzem inexoravelmente a Evolução (3)/Progresso, transcendendo qualquer limite imaginário e, esta é a meta. Neste sentido é interessante observar como a expressãomeio ambiente” deve ser entendida: como meio e não fim!

O mar com sua imensidão ensina as proporções. O homem do mar percebe a sua fragilidade frente à grandiosa força da natureza. Surge a solidariedade,a mais valorosa tradição marinheira fora preservada ... Estávamos todos de parabéns. Irmãos do mar foram salvos da força implacável da natureza” (4).

Desta postura cresce uma força que não pode existir na competição: a ajuda mútua, o “dar as mãos”.

Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos …
Quando compartilhamos conhecimentos, estamos livres para continuar evoluindo. Prender conhecimento é se aprisionar no aspecto evolutivo” (5).

A união faz a força (6)

A solidariedade, é uma força agregadora, libertadora, transformadora e universal, irmã de outras tantas da mesma natureza como a fraternidade e, está presente na essência de tudo e em todos, do microcosmos (átomos) ao macrocosmos (constelações, galaxias, os universos). É força original” e duradoura, enquanto as associações competitivas, são recentes e transitórias (7).

Este estado “original” corrompeu-se ao longo de tempo imemorial, perdendo-se no inconsciente individual e coletivo, a compreensão da unidade na diversidade, a formação do todo harmônico (individualidades se complementando, tesouro abundante das diferenças infinitas). Neste momento, abriu-se espaço para a exacerbação do individualismo (egocentrismo), com a consequente fragmentação desordenada da unidade, em frenética competição. Nesta nova” dinâmica, os indivíduos substituem as virtudes civis da colaboração, pelas virtudes guerreiras da opressão/dominação. Já não sabem mais se organizar e interagir em simbiose … Percebe-se que a força competitiva criou muito mas, também causou destruição … percebe-se hoje, coisas que antes escapavam à compreensão mais rude … que um mundo de força, acaba destruindo-se a si mesmo. A colaboração e supressão da cruenta luta, compõe o caminho do Progresso

Progresso não reside na renúncia à força – que pode ser fraqueza de impotentes – mas no domínio da força, que constitui consciência dos poderosos. Da competição … surge a desagregação … desperdiça-se energia em atritos inúteis … urge substituir a premissa hedonística (8) pela premissa colaboracionista; eis o grande desafio. O Progresso reside na cooperação (9).

A Constituição do Brasil em seu Art. 3º inciso I, define: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária”: Outra característica que se observa do enunciado, é que ele possui elevado grau de abstração, fixando-se, portanto, de modo absolutamente genérico, não sendo direcionado para nenhum sujeito em particular. Ao contrário, foi formulada com grande carga de generalidade, atingindo indistintamente a todos que estiverem submetidos à ordem jurídica estabelecida pela Constituição Federal no sentido de estabelecer um estado ideal de sociedade a ser alcançado pelo povo brasileiro. <https://jus.com.br/artigos/9315/o-principio-da-solidariedade/2> cons. 29Mar2016

Este entendimento, foi captado de forma genérica por inúmeros artistas, poetas, cientistas, estadista que já estiveram entre nós. Só para citar alguns:  

1- “A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento.” 

Albert Einstein (1879 Alemanha – 1955 EUA) <http://kdfrases.com>

2- “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”  

   Aristóteles  (384 a.C. – 322 a.C. Grécia) <http://kdfrases.com>

3… “a aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem… um apelo à fraternidade universal… à união de todos nós … Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia … da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá …” 

 

Charles Chaplin (1889 Inglaterra – 1977 Suíça)

4- “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado   para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.            John Donne (1572 – 1631 Inglaterra)

 

5- … “sem a necessidade de ganância ou fome … Uma irmandade dos homens. Imagine todas as pessoas partilhando todo o mundo e o mundo viverá como um só …” 

John Lennon (1940 – 1980 EUA)

 

6A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos. 

 O melhor modo de encontrar a si próprio é perder-se à serviço de outros.

Mahatma Gandhi (1869 – 1948 Índia) <https://www.epochtimes.com.br/20-frasesgandhimover-coracao/>

7- “Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendermos a conviver como irmãos.” 

Martin Luther King Jr. (1929 – 1968 EUA) <http://kdfrases.com>

8“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” Tudo parece impossível até que seja feito.”


Nelson Mandela (1918 – 2013 África do Sul) <http://kdfrases.com>

Referências:

1- Os Novos Caminhos do Mar”, tradução do Alte Paulo de Castro Moreira da Silva – Careers in Marine Science, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO – Austrália), Edição Brasileira da FEMAR;

2- Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794). É reconhecido por ter enunciado o princípio da conservação da matéria, apesar de o russo Mikhail Lomonossov tê-lo feito 14 anos antes. Ele viveu na época em que começava a Revolução Francesa, quando o terceiro estado (camponeses, burgueses e comerciantes) disputava o poder na França.

Lavoisier foi guilhotinado em 8 de maio de 1794, após um julgamento sumário no dia anterior. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier>

3- Charles Darwin (1809 – 1882 Inglaterra). Naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da

ocorrência da evolução. “Apesar de todas as ‘qualidades nobres’ e ‘capacidades sublimes’ da humanidade: O homem ainda traz em sua estrutura física a marca indelével de sua origem primitiva”. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin>

4– Comte. Luiz Augusto C. Ventura – CLC , relata o Resgate do navio Jurupema no Oceano Índico, RUMAR vídeos

 

 

5– 5– Alessandro Faria é Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986, com desenvolvimento de soluções open-source, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura entre outros projetos.

<http://www.jornaldoiguassu.com.br/caderno-de-inova%C3%A7%C3%A3o/117-inovacao/1441-ser-inovador-alessandro-faria.html>.

6Sabedoria popular;

7 Ferdinand Tönnies, “Comunity and Association – Gemeinschaft und Gesellschaft”, sociólogo alemão (1855-1936). Na sua obra principal, Gemeinschaft und Gesellschaft (1887), apresentou os conceitos de “comunidade” (Gemeinschaft) e de “associação” (Gesellschaft), guias fundamentais da sociologia empírica e aplicada no estudo das transformações das relações na sociedade. Nas sociedades rurais, camponesas, as pessoas estabelecem relações diretas umas com as outras e são reguladas por regras sociais tradicionais. Predomina a Wesenwille (a vontade natural), ditada pelas necessidades e convicções instintivas, pela expressão de sentimentos e pela emoção espontânea. Nas sociedades modernas, cosmopolitas, o interesse próprio e a conduta calculista enfraqueceu os contornos tradicionais das relações. Predomina a Kurwille (a vontade racional), inspirada pela racionalidade instrumental na escolha dos meios para atingir os fins. As relações são mais impessoais e indiretas e correspondem a uma sociedade de governo burocrático e de organizações industriais de larga escala. A Wesenwille é orgânica e real enquanto a Kurwille é conceptual e artificial. Gemeinschaft e Gesellschaft são tipos ideais e não categorias de classificação, o que nem sempre foi entendido pelos críticos de Tönnies.

 

<http://www.infopedia.pt/$ferdinand-tonnies> consultado em 4/4/2016

8– Significado de Hedonismo: s.m. Busca incessante pelo prazer como bem supremo. Excessiva busca pelo prazer como modo de vida. <http://www.dicio.com.br/hedonismo/ > consultado em 9Abr2016.

9– Pietro Ubaldi , “A Grande Síntese” 21ª edição 2001.