O RUMAR – Instituto Rumo ao Mar apoiou entre os dias 28 e 30 de agosto 2018 juntamente com a UFRJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Clube de Engenharia e, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, o I Simpósio Nacional de Geopolítica – Novos Rumos da Geopolítica Mundial. O evento foi realizado pela ESG – Escola Superior de Guerra e a UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e aconteceu no Clube de Engenharia, localizado na Av. Rio Branco, 124 -Centro, Rio de Janeiro.

Seu principal objetivo, foi ampliar o espaço de debate para o aperfeiçoamento dos estudos da geopolítica e das relações internacionais no Brasil, reunindo professores, pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e de pós – graduação, para a discussão de problemas mundiais e brasileiros enfatizando a interdisciplinaridade.

Auditório lotado Foto ESG

Foram abordadas diferentes teorias geopolíticas sob a ótica das relações de poder, desde o fim da Guerra Fria. Discutiu-se também as transformações decorrentes da globalização e do fim da bipolaridade geopolítica. Dentro dessa temática, foram colocadas em debate, a complexa reconfiguração da ordem mundial do século XXI.

Desde o fim da Guerra Fria, a ordem mundial contemporânea vem passando por intensas transformações em consequência de três grandes momentos de ruptura paradigmática da história da humanidade, quais sejam: a queda do Muro de Berlim (1989), o atentado contra as Torres Gêmeas (2001) e a crise financeira de 2008. Tais eventos tiveram desdobramentos geopolíticos trazendo no seu âmago, a questão da (des)globalização da economia e o debate em torno da desconstrução da pax americana neoliberal e sua substituição pela ordem mundial multipolar.

Em linhas gerais, os debates contribuíram para fortalecer as relações interinstitucionais entre os Centros de Estudos Estratégicos e as universidades do País.

O Simpósio previa a apresentação de pôsteres sobre A Guerra Comercial e seus impactos na Geopolítica Global, a ascensão geopolítica da China e a ordem mundial multipolar e, a geopolítica mundial e suas tendências de evolução.

Através de uma parceria institucional do Rumar – Instituto Rumo ao Mar com o Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, foram premiados com ingressos gratuitos para visitação ao AquaRio, quatro apresentadores de pôsteres.

I Simpósio Nacional de Geopolítica Foto ESG