Já está nas lojas, o primeiro livro digital no formato epub da Editora RUMAR. Trata-se do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI, Relatório aos Tomadores de Decisão do País”.

Este trabalho pioneiro, tornou-se possível graças a uma parceria promissora desenvolvida entre o Cembra- Centro de Excelência para o Mar Brasileiro e o Rumar-Instituto Rumo ao Mar, firmada em janeiro de 2019 que, foi ampliada com o esforço solidário da Bibliomundi Serviços Digitais e da 36 Linhas editora e produtora de ebooks. A iniciativa conjunta visa ampliar a disseminação e a utilização da imensa quantidade de informações relevantes que O Brasil e o Mar […] possui, para chegar ao alcance dos tomadores de decisão do país, assim como a todos os amantes e estudiosos do Mar.

Deve-se destacar que é a primeira vez no País, que uma única obra reúne todos os aspectos ligados ao Mar. O livro tem vinte e um capítulos dedicados ao oceano, os quais abordam diversos assuntos como: Direito e Segurança no Mar, o Mar como fonte de Energia e Recursos Minerais, o Mar como Fonte de Alimentos, o Mar – Meio de Transporte, O Mar – Ecologia e Turismo, o Mar – Desenvolvimento Sustentável, o Mar – Ciência, Tecnologia e Inovação, o Mar – uma Perspectiva Nacional.

O Livro “O Brasil e o Mar no século XXI” inicia em sua Introdução, de forma poética, inspiradora e transcendental, com uma citação de Cecília Meireles: Foi desde sempre o Mar” e, continua; Este é um livro especial. Ele reflete o esforço de muitos brasileiros para levar à Nação um bem precioso: o significado real de um grande patrimônio que o País possui, o Mar Brasileiro, também denominado ‘Amazônia Azul’ […] Problemas existem. Não devemos, entretanto, apenas lamentar sua existência e a necessidade de árduos esforços para removê-los. Mas considerar tais dificuldades como contingências de uma nação que se apresta para firmar posição entre as maiores economias do mundo”. Na introdução da 2ª edição deixa bem claro a sua posição:“certamente hoje, como ontem, não se tem a pretensão de apresentar as soluções definitivas para os vários – e, por vezes, complexos, problemas apresentados. Assim, as sugestões referidas poderão servir de pontos de partida para todos os que se dispuserem a combater o bom combate contra as mazelas que ora se interpõem no caminho de um Brasil potência marítima”. De fato, o livro nos convida a ter uma atitude pró ativa frente aos desafios que a “Amazônia Azul” nos apresenta.

A primeira edição ocorreu em 1998, na esteira comemorativa do Ano Internacional dos Oceanos, tendo como ponto de partida os trabalhos da Comissão Nacional Independente sobre os Oceanos (CNIO), criada no Brasil como um foro de interlocução com a Comissão Mundial – CMIO

A segunda Edição veio logo após a criação do Cembra que, a partir de 2009, assumiu como seu primeiro Projeto Estruturante, produzir uma segunda edição, com os temas em pauta, totalmente revisados.

Em seguida, veio a Edição Virtual em PDF quando o Cembra passou a assegurar a atualização permanente do livro através deste formato.

Agora, o livro é lançado no formato, livre e aberto epub (abreviação de Electronic Publicationpublicação eletrônica), para possibilitar a leitura confortável nos mais variados equipamentos eletrônicos, tais como: computadores, PDAs1, Leitor de livros digitais em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais de maneira totalmente adaptável, interativa, conforme as preferências do leitor. Outras vantagens: portabilidade, armazenamento, maior interatividade, acessibilidade, sustentabilidade, facilidades de pesquisa e preço estão entre elas. Além de serem ecologicamente corretos pois, não precisa derrubar árvores para produzir papel usado na impressão dos livros. Todos ganham!

O livro “O Brasil e Mar no Século XXI” no formato epub, já está disponível em lojas nacionais e internacionais ao preço de capa de R$2,90. Veja alguns exemplos:

1- <https://www.bol.com/nl/p/o->

2- <https://www.chapters.indigo.>

3- <https://www.kobo.com/br/pt/>

4- <https://play.google.com/store/>

O RUMAR deseja uma boa leitura.

Veja também em <http://rumoaomar.org.br/mentalidade-maritima/lancamento-do-bms21-no-formato-epub-pela-editora-rumar.html>

Nota Explicativa: EPUB ou PDF

Epub e PDF são conceitos diferentes, para diferentes propósitos.

O PDF é um formato que serve para algumas finalidades. Em especial, ele é muito útil quando o que aparece na tela precisa permanecer exatamente de um determinado jeito. Por algum tempo, o PDF foi a escolha padrão para documentos digitais.

Porém, o desenvolvimento tecnológico permitiu que as telas ficassem de todos os tamanhos. Neste novo cenário, o PDF deixou de ser o formato para leitura de textos, já que sua prioridade é o layout da página e não a legibilidade. Uma página em PDF aberta num monitor de 32” fullHD, será vista exatamente do mesmo jeito que na tela de um celular com 4”.

O controle absoluto da forma, tornou- se o calcanhar de Aquiles do PDF. A leitura em telas maiores fica estranha. Sendo um formato derivado do papel que, não muda de tamanho, obriga o leitor a ficar rolando a tela para cima e para baixo em cada página, o que torna a leitura cansativa.

Já o epub, reconhecido mundialmente como formato padrão para livros digitais, se adéqua automaticamente a tela (texto fluído – reflow). Ou seja, trata o texto como texto. Permite aumentar ou diminuir a fonte à vontade e, a quebra de linhas será reajustada. Abre inúmeras possibilidades. Pode ser lido no computador, no monitor de 22”. A largura do texto é ajustada para torná-lo mais confortável a leitura. Sem linhas compridas demais ou, curtas demais.

Resumindo: o epub é um formato pensado para leitura numa grande variedade de telas, sabendo que o texto precisa ficar bonito em todas. A prioridade é o texto.

1Sigla em inglês para Personal digital assistants ou, assistente pessoal digital em português.