O Instituto Rumo ao Mar – Rumar, esteve mais uma vez na Expo Itaguaí. A participação do Rumar ocorreu com o apoio da SECIRM – COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR, parceira do Rumar com quem  dividiu o stand. No local eram encontrados murais do Rumar e da MB – Marinha do Brasil, com temas relacionados a Mentalidade Marítima. Um dos destaques do stand foi a vértebra real de uma baleia da antártica, cedida pelo PROANTAR – PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO. Visitaram o stand o Prefeito Carlos Busatto Júnior e o Secretário do Meio Ambiente e Pesca – Jailson Barboza, o Coelho.

Estiveram no evento renomadas instituições como: APLIM – Associação de Pescadores da Ilha da Madeira; EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro; EMBRAPA; IBAMA; INEA – Instituto Estadual do Ambiente; Sindicato Rural, – UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, Instituto Vital Brasil, Associação de Pescadores da Ilha da Madeira e SENARRIO interagindo e buscando convergir esforços para o desenvolvimento da região.

A Expo Itaguaí 2011 aconteceu entre os dias 30/06 a 05/07,  contava com 40 stands e uma média de 50 mil visitantes por dia. O evento também reuniu exposições de agropecuária, rodeios e shows das bandas e artistas: Cidade Negra, Pixote, Ludmmila Ferber, Cheiro de Amor, Alexandre Pires e Luan Santana.