TERMO DE COOPERAÇÃO COM O IATE CLUBE

Em 25/05/2011, o Instituto Rumo ao Mar-RUMAR assinou Termo de Cooperação com o Iate Clube do Rio de Janeiro-ICRJ e o 116º/RJ Grupo Escoteiros do Mar Marquês de Tamandaré.
A parceria prevê a utilização de uma embarcação projetada pelo Engenheiro Naval Maurillo Vinhas de Queiroz, para o PROJETO RUMO AO MAR, desenhada especificamente para o aprendizado e aperfeiçoamento coletivo de práticas marinheiras, com grupos de até seis alunos e um instrutor. “O PROJETO RUMO AO MAR…insere-se, no PROGRAMA DE MENTALIDADE MARÍTIMA da Comissão Interministerial para os Recursos Mar-CIRM que inclui o PROJETO 21 – Escoteiros do Mar, cujo tema é apoiar irrestritamente as comunidades de Escoteiros do Mar…Tem como objetivo, despertar a mente dos brasileiros para a importância do Mar para a vida na Terra e em especial para o Brasil. Por sua vez, os Escoteiros do Mar representam uma parcela de brasileiros que ainda não atingiram a maior idade mas de alguma forma já foram atraídos pelo Mar e efetivamente desejam senti-lo e entendê-lo. Na medida em que guarnecem suas embarcações, Rumo ao Mar, passarão a desfrutá-lo em plenitude para então, descobrir seus muitos caminhos e quem sabe, construir seu futuro direta ou indiretamente ligado a um deles. Então, o investimento terá o seu retorno” (Texto extraído do Projeto Rumo ao Mar, encaminhado a CIRM em 1987).

Neste sentido, o ICRJ, RUMAR e o Grupo 116, somam esforços e retomam esta iniciativa, procurando complementar a proposta inicial do Projeto Rumo ao Mar com o desenvolvimento de uma metodologia pedagógica baseada em mais de 40 anos de experiência da Escola de Desportos Náuticos-EDN do ICRJ. Esperamos poder replicar este aprendizado em outros Grupos e situações abrangentes a Missão Social do RUMAR, visando o fortalecimento da “Mentalidade Marítima”.